Toda a logística e tratamento do lixo aqui na Suíça são um exemplo para todas as cidades do mundo.
Cada município, ou comuna como eles chamam, tem seu espaço específico para o descarte do lixo dos moradores da região. Fomos conhecer a “Decheterie” (depósito de lixo) de Prèverenges. É impressionante como tudo é extremamente bem organizado.
O local é específico para os moradores, então na entrada é preciso apresentar um cartão eletrônico cadastrado na comuna para abrir a cancela. Há vagas no estacionamento posicionadas de maneira estratégica para que as pessoas possam abrir seus porta malas e fazer a destinação correta de cada tipo de lixo.
Nada de separar somente plástico, metal, vidro e papel. Aqui a separação é minuciosa; tem lugar específico para cada tipo de material; literalmente cada lixo no seu lugar. Tem container para caixa de leite, garrafas de amaciante e produtos de limpeza, potes de plástico, materiais de acrílico, latas de alumínio, papel normal (separado do papelão), tampinha de garrafa que fica separada de tampas de potes ou latas, pilhas, baterias, isopor e até uma caixa exclusiva para cápsulas de máquinas de café. As garrafas de vidro devem ser depositadas em containers específicos dependendo de sua cor (verde, branca ou marrom).
Além disso, há um local para depósito de lixo eletrônico, dividido em caixas separadas dependendo do tamanho do resíduo. Absolutamente tudo é reciclado. O local é administrado pela comuna (município).
Como se não bastasse, há uma caixa para roupas usadas e uma sala para que as pessoas possam colocar objetos em bom estado que não querem mais. Os objetos ficam lá disponíveis para qualquer um que queira levar, pagando uma taxa simbólica de retirada, que varia de acordo com cada item retirado. Tinham vários discos de vinil, DVDs, objetos de decoração, muitos brinquedos e móveis (estante, criado mudo, mesa etc.). Olha, dava para montar uma casa com as coisas que vimos nesta sala.
O mais legal é que as pessoas também são organizadas. Chegam com seus lixos já divididos em várias sacolas para facilitar o descarte. Já faz parte de seu cotidiano separar o lixo dessa forma. E não pensem que o lugar cheira mal; muito pelo contrário, porque as pessoas lavam seus lixos antes de descartá-los. Não há restos de comida ou líquidos desperdiçados.
Aqui ou você leva seu lixo para um desses depósitos ou você paga 1 ou 2 francos (dependendo do tamanho) por cada saco de lixo, para a comuna retirar na sua casa.
Muitos brasileiros deveriam aprender com os suíços!
Acompanhe nossa aventura também pelo:
Facebook:
https://www.facebook.com/historiaspmundo
Instagram:
Historiaspelomundo