A comida na Grécia é uma delícia! Além disso, a média de preços é mais barata do que em outros lugares da Europa. Atenas foi o lugar que saboreamos os pratos mais gostosos, mas a comida em Mykonos e em Santorini também não decepcionou.
Experimentamos o Soulaki e também o Gyros. Ambos são parecidos, pois são o tradicional churrasquinho grego (de carne, frango ou porco) com tomate, alface, cebola, batata frita e molho à base de yogurte. A diferença é que o Gyros é uma espécie de sanduíche com o recheio servido no pão pitta, sua carne é fatiada direto de grandes espetos que ficam assando por horas. Custa em média 2 a 3 euros. E o Soulaki é um espetinho com pedaços de carne grelhados. Geralmente é servido como um prato, junto com o pão pitta e os demais acompanhamentos. Custa em média 7 a 9 euros.
Frutos do mar não faltam nos restaurantes, principalmente nas ilhas. Peixes frescos dos mais diferentes tipos, lula frita, polvo grelhado, somados ao azeite de oliva que é muito saboroso, deixam qualquer almoço irresistível. Todos aprovadíssimos pelo Mau que adora frutos do mar. Eu fiquei no tradicional churrasquinho grego e nas suas variações. Experimentei um frango grelhado com molho cremoso a base de ouzo (bebida grega), queijo feta, tomate e ervas, que estava divino!
A Mussaka também é típica e muito gostosa. Parece uma lasanha ou um escondidinho com berinjela, carne moída e molho branco. Vale experimentar.
Outra dica é o Tzatziki, um molho servido geralmente de entrada para ser comido com pão. É feito com iogurte, pepino, azeite de oliva, limão, pimenta e alho.
Para quem gosta de café, é possível encontrar várias opções da bebida, só que na sua versão gelada. Tem frapê de café expresso, de cappuccino e de nescafé. É bem cremoso, perfeito para o café da manhã nos dias de sol.
Atenas é conhecida pela sua abundância de oliveiras, sendo o melhor lugar para comprar azeite de oliva. O bom é que pode pedir um azeitinho em qualquer restaurante, que com certeza dará um sabor a mais ao seu prato. As azeitonas também são deliciosas, facilmente encontradas em diferentes tipos.
De sobremesa, o tradicional baklava. Um doce feito de massa folhada com mel e “nuts” em geral (nozes, avelãs, amêndoas e pistache). Em alguns locais tem algumas variações da receita. Encontramos um com cobertura de chocolate, e até um sorvete de baklava. Mas para o meu paladar, é um pouco doce demais.
Também me chamou atenção a quantidade de padarias nas cidades, mesmo nas ilhas. É fácil encontrar um pãozinho fresquinho a qualquer momento. Em Santorini, tinham várias padarias 24 horas. Em Atenas, tomamos café em uma padaria próxima a casa em que estávamos hospedados. O café, os pães e principalmente os doces eram deliciosos!
Para quem for passear pela Grécia, seguem 3 dicas de restaurantes que nos surpreenderam com sua comida e ótimo preço.
Em Atenas, o Black Sheep ou Mavro Provato (rua Arrianou 31-33 | Pagkrati). Os pratos são baratos e não são tão grandes. Os casais costumam pedir 3 a 4 pratos para dividir e experimentar um pouco de cada coisa. Tudo é muito saboroso. É necessário fazer reserva para garantir uma mesa, uma vez que o lugar é lotado.
Em Mykonos, na praia de Platis Gialos, o restaurante Yialo Yialo. Eu comi um risoto de frango com limão e parmesão sensacional, e o Mau se deliciou com lula e polvo com legumes grelhados. Os clientes podem usar as cadeiras de praia na frente do restaurante com wifi gratuito.
Em Santorini, na praia de Perissa, o restaurante Pergola, que também é um hotel. Uma comida simples, de ótima qualidade e excelente preço. Gastamos no total 20 euros em uma refeição completa, com vinho, para o casal.
Acompanhe nossa aventura também pelo:
Facebook:
https://www.facebook.com/historiaspmundo
Instagram:
historiaspelomundo