A Capadócia é uma região que surgiu de fenômenos naturais e por isso é um lugar tão fantástico de se conhecer. Tem três vulcões na região e suas atividades ao longo dos anos, em conjunto com a erosão do solo, provocaram uma série de eventos que resultaram nessa paisagem tão particular e incrível.
As rochas da região adquiriram formas inusitadas ao longo de milhões de anos de erosão, suficientes para permitir que humanos construíssem suas habitações, escavando-as, ao invés de construírem prédios e casas tradicionais. Além disso, a região da Capadócia fica bem no centro da Turquia, país que historicamente sempre foi uma ponte entre a Ásia e a Europa. Vários povos passaram por ali e deixaram suas marcas na história, não só do país, mas da humanidade.
A maioria das pessoas vão para Capadócia por causa do passeio de balão (que por sinal é incrível!) mas a cidade reserva muito mais atrações. Ficamos 3 dias na cidade, mas a vontade era de ficar uma semana.
O passeio de balão é maravilhoso, mas custa caro. São 25 empresas que oferecem o passeio e os preços variam de 90 a 200 euros. As mais baratas não são as mais aconselháveis porque, geralmente, seus pilotos têm menos experiência de voo. A cada nascer do sol são aproximadamente 120 balões pelo céu da Capadócia, sobrevoando seus vales e passando pertinho de suas montanhas rochosas. No entanto, para ocorrer o passeio de balão é preciso ter as condições climáticas necessárias e nem sempre é possível. Por isso, é bom reservar com antecedência, marcar logo no primeiro dia na cidade caso precise de novas tentativas se o tempo não permitir voar.
Conhecemos a cidade subterrânea chamada Derinkuyu, que fica a 35km de Goreme. A cidade foi construída em 1200 AC e foi utilizada como refúgio para diversos povos até o século 13. É a cidade subterrânea mais profunda aberta ao público na Capadócia (100 metros e 8 andares). A experiência de andar pelos túneis super apertadinhos, descer e subir escadas, é única. Tem túneis que você começa de pé e na medida que vai andando é necessário ir abaixando para conseguir passar.
Como o local era um abrigo, esconderijo e refúgio, tudo foi feito de forma muito bem pensada. O sistema de ventilação é ótimo, feito por túneis até a superfície. Dentro da cidade, os túneis foram construídos de forma aleatória, sem padrão. Isso era feito para despistar os inimigos. Haviam túneis específicos para a fumaça ser evacuada (principalmente da cozinha). E até uma fonte de água subterrânea para evitar tomar água da superfície que poderia facilmente ser envenenada por inimigos. Além disso, é possível visitar os quartos, cozinha, estábulo, prisão, igreja, enfim, tudo que uma cidade tem direito. Eles só não tinham tanta privacidade como nos dias de hoje.
Seguindo nosso tour, fizemos uma caminhada de 4km pelo Ihlara Valley, que tem, ao todo, 14km. O lugar parece uma floresta de conto de fadas. O contraste das cores das árvores, o rio, o penhasco e o céu, dão um charme todo particular ao local. Algumas partes de filmes foram gravados lá, tais como Indiana Jones, James Bond e Cavaleiro Fantasma. O vale possui 104 igrejas registradas, sendo a maioria do período bizantino. Acredita-se que ainda existiam mais igrejas, porém, com o passar do tempo e o desgaste das rochas, podem ter sido soterradas. O lugar é lindo e a caminhada foi deliciosa.
No final do Ihlara Valey há um antigo monastério construído sobre as pedras. Como fica no alto da montanha, ele também servia de torre de vigilância, para garantir a segurança do vale. São diversos túneis que ligam as principais partes do monastério. A principal atração é a Catedral Selime (Selime Katredali), datada do século VIII, considerada a maior edificação religiosa deste gênero na Capadócia e a maior catedral esculpida do Planeta.
O lugar é surreal; parecia que estávamos em outro Planeta. E não foi só a gente que teve essa sensação. Do alto das rochas, é possível ter uma vista panorâmica das chamadas “chaminés das fadas” negras, que, segundo nosso guia, foi a locação escolhida por George Lucas para a gravação do filme “Star Wars“, mas problemas com o governo turco impediram o acesso e o filme acabou sendo gravado na Tunísia. No entanto, alguns guias falam que o filme foi gravado lá só para aguçar a imaginação dos turistas.
Também conhecemos o Goreme Open Air Museum, conhecido como parada obrigatória para quem vai a Capadócia. Fica a cerca de 1 Km da cidade de Goreme e é super fácil de ir a pé. Inclusive, a paisagem pelo caminho vale muito a pena. É praticamente um museu de igrejas escavadas sobre as pedras. Nunca tinha visto algo assim. Algumas igrejas estão mais conservadas do que as outras, sendo possível visualizar melhor suas pinturas, que retratam cenas bíblicas (antigo testamento). Toda a região do Museu compreendia um grande monastério bizantino, sendo que suas igrejas foram construídas ao longo dos séculos 10, 11 e 12. Para quem for visitar, vale atentar para as placas que contam uma breve história de cada igreja.
Na nossa última noite na cidade, fomos conferir o pôr do sol de Goreme. O tempo estava meio feio, mas começou a abrir um sol tímido durante a tarde, que garantiu um pôr do sol lindo, todo rosado, mesmo com uma chuva fininha que se espalhava pela cidade. Atrás da mesquita principal da cidade, tem uma montanha, fácil de subir até mesmo de carro, que garante uma vista deslumbrante da cidade.
Acompanhe nossa aventura também pelo:
Facebook:
https://www.facebook.com/historiaspmundo
Instagram:
Historiaspelomundo