Trio elétrico, batucada, baianas dançando, poderia ser em Salvador, mas estávamos em Paris! Chegamos na cidade durante a semana que ocorre a “Lavage de la Madeleine”. Há 13 anos realizada em Paris, é uma reconstrução da tradicional lavagem das escadas na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, que acontece em Salvador na Bahia.
Um festival cultural do Brasil na França. Chegamos cedo na praça Madeleine e haviam barraquinhas com comidas brasileiras. Tinha churrasquinho no espeto, coxinha, pastel e acarajé. Não resistimos e tivemos que experimentar a coxinha que custava 3 euros. Era enorme, e não é que estava uma delícia.
O evento começa na praça Republique, onde a multidão se reúne e vai caminhando embalados com muita música até chegar na Igreja Madeleine. Como já estávamos na praça da Madeleine, foi muito legal ver a multidão se aproximando da igreja. Tudo muito organizado, com apoio da polícia francesa que foi fechando as ruas.
Na frente vieram as baianas dançando e abrindo o caminho. Logo depois uma batucada, bem brasileira, e em seguida Daniela Mercury em cima do trio elétrico, contagiando até os franceses com o ritmo de carnaval brasileiro. Eles pararam na frente da igreja, ao som de “Rapunzel” e “O canto da cidade”. A galera foi abaixo se sentindo em Salvador! Muita gente de branco, bastante brasileiro, mas também tinham franceses e turistas que estavam acompanhando a festa. Tinha um casal de franceses super empolgado, fazendo quase que um show de dança particular, uma autêntica dança baiana à francesa.
A cerimônia da lavagem das escadas foi realizada pelo Padre e pelo Pai de Santo. O “Pai Nosso” foi rezado em francês e em português, seguido por um canto do candomblé. Essa mistura de crenças e de povos, em meio a tanta festa e alegria foi emocionante de acompanhar. O que me emocionou foi ver tanta gente com religiões e crenças diferentes, de países diferentes, reunidas ali para simplesmente festejar e agradecer a Deus em qualquer língua que seja. Esse intercâmbio de culturas deveria acontecer mais vezes e em mais lugares.
Estávamos nas escadas da igreja, bem de pertinho. Deu até para tomar um banho de água de cheiro junto com as pessoas que estavam por ali.
Quando acabou o evento, ainda teve distribuição de Guaraná na rua. Depois foi pedido para que as pessoas pudessem desocupar rapidamente as ruas para que eles pudessem liberar o transito. E assim todos foram caminhando organizadamente, e nós também, tomando nosso Guaraná.
Quem quiser conhecer mais sobre o evento, segue o site oficial:
http://lavagedelamadeleine.fr/viva/viva-madeleine/
Acompanhe nossa aventura também pelo:
Facebook:
https://www.facebook.com/historiaspmundo
Instagram:
historiaspelomundo