Mais do que os nomes estranhos e as diferentes formas para cozinhar diversos tipos de carne, o que mais nos impressionou e nos deixava com água na boca eram os doces da Turquia.
Os turcos sabem medir a quantidade ideal de açúcar no doce, sem deixá-lo enjoativo, prevalecendo o sabor do recheio. O doce mais tradicional, chamado baklava, é uma espécie de massa folhada de diferentes formatos com recheios variados de nozes, pistache, amêndoas, entre outros.
Encontramos padarias antigas, até do século passado, que mantêm até hoje sua receita destes doces. Na nossa opinião, os melhores são os de pistache. O Mau experimentou um de cada tipo. Experimentar esses doces é parada obrigatória para quem vai à Turquia. Nosso local favorito foi o Hafiz Musfata, tradicional no mercado desde 1864. Tem em vários pontos da cidade, sendo fácil de achar.
Como a Turquia é produtora de pistache, há uma variedade enorme de doces deliciosos com a noz. Esse site traz uma excelente descrição dos principais doces turcos e do que são feitos. Só cuidado com a água que vai acumular na boca: http://www.minhaturquia.com/2012/01/guloseimas-turcas.html
Eu cheguei à conclusão que sou chocólatra demais para esses doces, porque o que me chamou a atenção foram os outros tipos de sobremesas.
Tenho que confessar que meu tipo de doce predileto são as bombas de chocolate, os chamados “éclairs”. Um tipo de sobremesa com vários éclairs é o chamado “profiteroles”. São várias pequenas bombas com recheio de baunilha mergulhadas em uma cobertura de chocolate. Não sei explicar porque, mas parece que o turco adora profiteroles. Era possível encontrá-lo em qualquer café, restaurante ou doceria. Até as grandes redes como Mc Donalds e Starbucks tem suas versões do doce. Nem preciso dizer o que eu ficava experimentando enquanto o Mau comia os doces de pistache, né? Nunca imaginei que encontraria versões tão boas do meu doce predileto na Turquia! O meu favorito foi o da rede turca de padaria chamada Simit Sarayi.
Acompanhe nossa aventura também pelo:
Facebook:
https://www.facebook.com/historiaspmundo
Instagram:
Historiaspelomundo