Chegamos em Barcelona e fomos surpreendidos ao saber que justamente no final de semana que estaríamos lá teria a famosa fiesta major:
La Festa Gràcia, que ocorre em agosto no charmoso bairro de Gràcia.
Alguns a chamam de “carnaval” de Barcelona, em um mês de férias onde várias lojas estão fechadas na cidade, o bairro Gràcia ferve não só de turistas mas também de espanhóis e catalães que se divertem com as diversas atrações da festa.
A festa ocorre por todo o bairro e o legal é se perder por cada ruazinha e descobrir uma atração diferente. Existe um concurso para as ruas mais enfeitadas e o pessoal leva isso muito a sério. Os moradores das ruas participantes se organizam e capricham na decoração. Cada rua com um tema diferente, mas em todas é possível encontrar uma banda de música ao vivo para agitar a galera, um quiosque de cerveja e mojitos, comidas rápidas como as famosas tapas, e artesanatos locais para venda.
O mais legal é que toda decoração é feita com materiais reciclados e a criatividade rola solta. Passamos pela rua que imitava a Amazônia com tucanos, jacarés, aranhas e árvores estilizadas utilizando garrafas pets, pneus usados, embalagens de alimentos reaproveitadas e corujas feitas com pinho. Depois mergulhamos numa esquina do terror com olhos em formato de bexiga, cogumelos assombrados feitos de caixas de papelão com guarda chuva no topo, e muita sangria para animar os visitantes. Entre as melhores decorações estava também a rua da música, onde rolava rock’n roll e havia bonecos de papel marchê tocando os mais variados instrumentos.
Há uma programação intensa de atividades para todas as idades, desde oficinas de artesanatos, recreação para crianças, danças típicas, barracas com comidas variadas e shows de música durante todo o dia e a noite. Cada atração é numa praça ou rua diferente dentro do bairro.
A gente decidiu não acompanhar o mapa e simplesmente se perder pelas ruas do bairro. E foi uma ótima escolha!
Encontramos uma bodega com vinhos deliciosos direto do barril por 1,50 euro a taça. Depois paramos para tomar um sorvete e conhecemos uma famosa bebida por aqui chamada de Orxata. A bebida é feita de chufas com água e açúcar. Tive que buscar ajuda para entender melhor o que é isso e descobrimos que é uma bebida de origem vegetal; chufas é um tubérculo conhecido como amêndoa-da-terra. É parecido com leite só que mais saboroso; é doce e leve, vale a pena experimentar.
Vimos também vários quiosques estimulando as pessoas a assinarem um abaixo assinado para independência da Catalunha, mas não tinha muitos adeptos assinando no momento em que estivemos por lá.
Para os jovens, como toda boa festa, não poderiam faltar bebidas. Cervejas eram encontradas em todas as ruas com pequenos balcões na calçada. Mojitos também não faltavam, assim como vinho e bebidas diferentes. Encontramos até bares que serviam caipirinhas.
Mesmo com as ruas repletas de gente querendo passar de um lado para o outro, tudo ocorria perfeitamente bem, sem stress e com muita educação. Era interessante ver principalmente as senhoras de idade se divertindo e andando de um lado para o outro, assim como as crianças que admiraram a decoração dos bonecos gigantes de materiais reciclados.
Ficamos até anoitecer quando as luzes completavam o brilho das decorações das ruas tão coloridas e charmosas. A alegria das pessoas era contagiante e deixava nossos passos, já bastante cansados, um pouco mais confortáveis. Valeu o dia, e a surpresa que a cidade nos reservou!
Acompanhe nossa aventura também pelo:
Facebook:
https://www.facebook.com/historiaspmundo
Instagram:
historiaspelomundo