O azul e branco da Grécia
Close
In Europa

O azul e branco da Grécia

Engraçado que antes de vir para a Grécia, quando eu pensava neste país, vinha à minha mente a imagem de um galão de tinta azul sendo jogado em uma parede branca.

É exatamente essa a sensação que tive em alguns lugares por aqui. O azul do mar é tão forte que com a luz do sol dá uma tonalidade incrível nas casinhas brancas à beira do mar. É um país lindo com uma natureza exuberante.

O povo grego é simpático e gosta de uma boa conversa. A maioria fala inglês. Não há problemas para se comunicar. Mesmo quem não fala inglês, arruma um jeitinho. Encontramos muitos brasileiros se virando para se comunicar com os gregos. Era hilário, mas não é que dava certo! As placas e sinalizações são escritas em grego, mas também em inglês.

Ficamos 4 dias em Atenas e depois partimos para as ilhas de Mykonos (3 dias) e Santorini (2d ias). Duas ilhas lindíssimas, mas muito diferentes entre si. A temporada nas ilhas começa em junho e termina em outubro, sendo que os meses de julho e agosto são os mais cheios. Nos demais meses do ano a maioria dos restaurantes e hotéis ficam fechados. É frio e não tem tanto movimento de turistas para as ilhas.

Mykonos faz parte do arquipélogo das Cíclades, um grupo de ilhas do Mar Egeu. Na mitologia grega, Mykonos foi o local da batalha entre Zeus e os Gigantes. A ilha recebeu o nome do filho do deus Apolo, Mykonos.

É uma ilha muito charmosa e badalada. Costuma atrair pessoas de alto poder aquisitivo. Várias celebridades internacionais têm casa lá. A cidade tem um centrinho de ruas apertadinhas que formam um labirinto de compras. É engraçado ver algumas marcas internacionais na sua versão grega. É impressionante a quantidade de lojas de joias. O povo gosta de gastar dinheiro por aqui!

Para os jovens, é o paraíso da balada. As praias Paradise e Super Paradise pegam fogo na alta temporada. Como fomos em outubro (final da temporada), estava perfeito para relaxar e descansar. A cidade não estava tão cheia e as praias estavam mais sossegadas. A maioria das lojas estavam nas suas últimas semanas de atividades, com vários descontos e promoções. Uma época ideal para quem quer conhecer a ilha e fugir da agitação da alta temporada.

As praias de Mykonos são lindas. Aqui a diversidade tem vez! É possível encontrar praias de todos os gostos, estilos e tribos. Há aquelas para os amantes de esportes aquáticos, praias mais desertas para quem quer ficar sozinho, praias badaladas para os que procuram agito, praias com boa estrutura de acesso para cadeirantes, praias de nudismo, locais com público homossexual, opções de praia com conforto para famílias e lugares incríveis para quem quer curtir uma lua de mel. Essas opções de praias para todos os gostos foi o que mais gostamos na ilha.

Santorini é uma ilha peculiar lindíssima. Tem uma paisagem incrível, que soma o charme das casas em estilo grego, um mar azul, diversas ilhas que fazem parte do arquipélago e, de quebra, um vulcão. É um ponto de parada quase que obrigatório para quem vem a Grécia, o que faz com que a ilha esteja sempre cheia durante qualquer período da temporada. Mesmo agora em outubro, o movimento era grande na ilha.

Santorini na verdade é um arquipelógo que compreende as ilhas habitadas de Santorini (chamada oficialmente de Tira) e Terasia, e as ilhas desabitadas de Nea Kameni, Palaia Kameni, Aspronisi e Cristiana. O arquipélago de Santorini é essencialmente o que restou depois de uma gigantesca erupção vulcânica que destruiu os primeiros assentamentos humanos que existiam na antiga ilha e que criou a caldeira geológica atual.

A ilha é grande e para se locomover geralmente as pessoas alugam uma scooter, um quadricículo ou um carro. Nós optamos pela scooter para aproveitar melhor a paisagem incrível de cada lugar da ilha. Fira é a capital, uma cidade em cima da montanha onde as pessoas tiram as famosas fotos com as casinhas brancas de janela azul espalhadas pela montanha. Tem um centrinho para compras e uma variedade enorme de cafés com vista para o mar. A cidadezinha de Oia fica bem na ponta da ilha. É o ponto turístico principal para assistir o pôr do sol, que é lindo. Mas sinceramente há outros pontos na ilha tão bonitos quanto este. Conversando com pessoas que moram na ilha, cada um tem seu local preferido para o pôr do sol, sem unanimidade. Eu queria ter 1 semana para ver o pôr do sol cada hora de um local diferente, porque realmente vale a pena.

Conhecemos algumas de suas praias que são bem diferentes das demais que vimos pela Grécia. Perissa é conhecida pela sua areia negra em razão do vulcão e do desgaste das rochas. Nunca tinha visto uma praia de areia fininha tão pretinha. Kamari é a mais turística, uma praia grande com diversos restaurantes na orla, também de areia negra, mas grossa com algumas pedras. A Red Beach é linda, mas para tomar sol não é muito confortável, pois tem um acesso mais complicado, é pequena e cheia.

E, para fechar, Atenas não pode ficar de fora de uma viagem pela Grécia. Afinal, passear por Atenas é mergulhar na história de diversas civilizações. A visita à Acrópoles é imperdível. Grande parte estava em restauração, mas a vista da cidade é lindíssima. Para conhecer mais da história do local e encontrar alguns objetos de mais de 2.500 anos atrás, vale a visita no Acropolis Museum. Aberto ao público em 2009, o museu reúne uma coleção de cerca de 4.000 objetos encontrados em Acropolis.

São vários os sítios arqueológicos espalhados pela cidade. Comprando o ticket para a Acrópoles, você tem direito a visitar mais 6 locais.

No nosso último dia em Atenas, fomos ao Monte Lycabettus, o ponto mais alto da cidade. É possível subir de teleférico ou, para os bravos, a pé por uma longa escada. A vista é incrível e vale a pena principalmente no pôr do sol. É possível observar a cidade toda, os sítios arqueológicos e os principais monumentos. A calma e a tranquilidade lá de cima me fizeram refletir sobre tudo que aconteceu ali. Todas as guerras, descobertas, conquistas que ali se passaram. Queria ter uma máquina do tempo só para observar aquele local há alguns mil anos atrás.

Referências:
http://en.wikipedia.org/wiki/Santorini
http://en.wikipedia.org/wiki/Mykonos

Acompanhe nossa aventura também pelo:
Facebook:
https://www.facebook.com/historiaspmundo
Instagram:
Historiaspelomundo

Loading...
Loading...