Cheguei! E agora por onde eu começo?
Close

Cheguei! E agora por onde eu começo?

6 dicas para aproveitar sua viagem mesmo sem ter tempo de montar um roteiro antes

Trabalhamos o ano todo tão focados no que estamos fazendo que as vezes você tira férias, tem hotel e passagens compradas, mas se dá conta que não teve tempo de procurar o que vai fazer no lugar que está a caminho. 

Para aproveitar sua viagem sem se preocupar por não ter um roteiro pré-definido, seguem algumas dicas do que fazer para criar o melhor roteiro de todos:

1. Use o “Google” ao seu favor

Quando chegamos em um lugar desconhecido sem saber o que fazer, a primeira coisa que passa na nossa cabeça é "preciso de um WiFi". A internet é um mundo de informações e com certeza você encontra de tudo sobre qualquer lugar do mundo, mas o problema é que as vezes esse excesso de informações pode mais confundir do que ajudar.

Para usar o Google ao seu favor, seguem algumas dicas para que sua pesquisa seja mais eficiente:

  • Comece utilizando o tradicional "o que fazer em...", ou "melhores coisas para fazer em...", ou simplesmente o nome da cidade. Colocar estas frases em inglês, principalmente se tratar de lugares fora do Brasil, também ajuda.
  • Dê uma rápida olhada nos sites que aparecem e veja quais são os lugares que se repetem na maioria deles. Esses, provavelmente, serão os principais pontos turísticos da cidade.
  • Coloque o nome dos lugares que mais lhe chamaram a atenção no campo de busca e veja o que as pessoas falam dele.
  • Vale também buscar por imagens destes locais e ver se as fotos te encantam ou te surpreendem.

Uma outra coisa importante: você não precisa ir nos lugares só porque todo mundo vai. Pode parecer meio bobo dizer isso, mas cansamos de ver gente se arrependendo de pagar a entrada de um lugar muito turístico só porque estava escrito em algum guia de viagem que era imperdível.

 Cada um tem seus próprios gostos e lugares. O que é imperdível para mim, pode não ser para você, mesmo em uma cidade ou país desconhecido. Por isso, quando estiver procurando, busque pelo tipo de lugares que VOCÊ mais gosta e veja a opinião dos outros a respeito, para saber mais sobre o lugar e facilitar a sua decisão.

Se adora museus, igrejas e estátuas, por exemplo, coloque estas palavras no campo de busca. Mas se prefere parques e jardins, são estes os primeiros itens a procurar. Não importa se a atração principal de um determinado local seja um mercado se você não quer fazer compras.

2. Visite uma loja que venda cartões postais

Essa é a forma mais simples de buscar lugares interessantes para passear. Procure algum lugar que venda cartões postais e deixe as imagens te convencerem de qual lugar quer ir. Depois é só perguntar para alguém como faz para chegar lá ou procurar pelo nome do lugar na internet.

3. Aproveite seu meio de transporte para obter informações

Já no caminho do aeroporto para seu hotel ou acomodação, qualquer que seja seu meio de transporte (público ou privado), pergunte para o motorista ou para as pessoas ao redor o que gostam de fazer na cidade.

Ande com um caderninho ou um simples papel e uma caneta na bolsa. Se tiver problemas para entender os nomes ou até a forma da pessoa falar, peça para escrever e depois procure na internet ou pergunte no seu hotel.  O objetivo aqui é descobrir o que será que as pessoas que moram na cidade gostam de fazer?

4. Informe-se sobre a agenda local

Uma ótima tática para encontrar coisas interessantes e diferentes para se fazer é olhar a programação local, seja pela internet, jornal ou revista. Descubra o que está acontecendo na cidade nos dias que estará por lá. Poderá encontrar uma variedade enorme de opções: shows, concertos, teatro, exposições, dança, festivais etc.  

Já pensou descobrir que aquele seu cantor favorito está fazendo um show na cidade? A exposição itinerante que você perdeu no Brasil acabou de ser inaugurada! Ou aquela coisa maluca que viu na TV está acontecendo no parque da cidade! Essa dica pode lhe reservar ótimas surpresas.

5. Pode começar por um museu

Aprender com a história do lugar também é uma ótima forma de conhecer uma cidade. Por menor que seja a cidade, há sempre algum local que conta sua história. Informe-se sobre onde é este local e o transforme no seu primeiro passeio. Conhecendo a história do lugar, com certeza virão informações sobre outros lugares a serem visitados.

6. Café da manhã com outros viajantes

Ok, você chegou correndo, cansado, foi para o hotel e dormiu. Não deu tempo de nada. O café da manhã pode ser uma boa hora para encontrar outros viajantes e conversar sobre o que eles estão fazendo na cidade. Não seja tímido, pois a maioria das pessoas quando estão viajando adoram trocar informações sobre o que estão fazendo e são bastante receptivas. Conhecemos muitos brasileiros e também estrangeiros no café da manhã dos hotéis.  E, a melhor parte é que, de repente, você ainda pode pegar carona em um passeio ou encontrar companhia para passear pela cidade.

SOBRE O PROJETO HISTÓRIAS PELO MUNDO

Giuliana Preziosi e Mauricio Cichitosi decidiram inverter um pouco a possível “lógica”, ou melhor, o padrão das ações esperadas após o casamento. Ao invés de economizar para comprar um apartamento e se estruturar para a chegada dos filhos, resolveram viajar pelo mundo por 500 dias. Ela, trabalha com sustentabilidade há mais de12 anos e agora se dedica a escrever histórias sobre o que vê pelo mundo. Ele, advogado, que agora se dedica a fotografia.

O projeto Histórias pelo Mundo foi criado com o objetivo de compartilhar essa experiência com todos aqueles que também querem conhecer os desafios, as oportunidades, as curiosidades e as pessoas que fazem a diferença neste Planeta em que vivemos.

Para acompanhar essa aventura acesse:
www.historiaspelomundo.com

Facebook:
https://www.facebook.com/historiaspmundo

Instagram:
@historiaspelomundo

 

Loading...
Loading...